InícioMateriais didáticosComentando Livros - Aprendendo Ciências: seres vivos, saúde e ecologia

Comentando Livros – Aprendendo Ciências: seres vivos, saúde e ecologia

MATTOS, N. S. & GOWDAK, D. 1991. Aprendendo Ciências: seres vivos, saúde e ecologia. FTD.

Estes autores trazem em seu livro, o conteúdo peixes, incluindo os exercícios em apenas 4 páginas (52 até 55). O assunto está muito resumido e de forma superficial, além de jogar muitas frases soltas, sem explicação dos termos novos que vão aparecendo, favorecendo a “decoreba”. Na página 52 eles citam as principais características dos peixes:
“Os Peixes são animais vertebrados que apresentam:…
• respiração branquial;
• pecilotermia;
• apenas duas cavidades no coração: um átrio e um ventrículo;
• em geral, oviparidade, com fecundação externa;
• linha lateral, órgão sensorial que percebe mudanças de pressão na água”
Em nenhum momento eles explicam o processo de respiração, circulação e regulação da temperatura, tampouco dizem por que é importante o peixe perceber a mudança de pressão na coluna d’água, e como isso vai influir na sua sobrevivência.

O livro traz alguns conceitos que podem ser interpretados de maneira errada, como por exemplo “No início do verão, os peixes sobem rio acima, nadando muitos quilômetros contra correnteza, até alcançarem águas mais tranqüilas e límpidas das cabeceiras dos rios. Nisso consiste a piracema”. Este parágrafo transmite a idéia de que todos os peixes sobem o rio para desovar, o que não é verdade, são poucas as espécies de peixes que realizam a piracema. Outros aspectos que merecem destaque são os conceitos que, trabalhados teoricamente, são totalmente descritivos e não vinculam a forma com a função e o modo de vida do peixe. Os exercícios de uma maneira geral não estimulam o espírito investigativo, o raciocínio do aluno. Ao contrário, ele apenas deve transportar diretamente parte do texto para responder as questões na página seguinte, este tipo de exercício não contribui para que o aluno construa o seu conhecimento.

Segundo a análise do (PNLD), “o livro reúne qualidades: a linguagem é clara, objetiva e adequada a faixa etária do público alvo. Os conteúdos são satisfatórios em termos quantitativos. Há vários capítulos e itens que oferecem boas sínteses dos temas a serem estudados”. Diz também que o livro estudado possui problemas conceituais, imprecisões e inadequações que precisam ser observadas pelo professor.
Vai entender uma situação dessa. O governo autoriza a publicação de um livro para alunos de escola pública, sendo que sabe que existem várias coisas erradas e ai o professor terá que corrigir o livro, explicando algo diferente para os alunos? Isso é Brasil!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

spot_img