A vida na terra essencialmente depende do sol.
Os organismos produtores, aqueles que estão localizados na base da cadeia alimentar e que fornecem energia para todos os outros níveis tróficos, são em sua grande maioria seres que utilizam a energia solar para sobreviver. Podemos citar como exemplo os vegetais e vários grupos de algas e bactérias – os chamados organismos fotossintetizantes.
O termo “fotossíntese” significa “síntese que usa luz” literalmente.
Organismos fotossintéticos usam energia solar para sintetizar combinações orgânicas que não podem ser formadas sem a contribuição de energia. A energia armazenada nestas moléculas pode ser usada depois como fonte de energia a processos celulares na planta e pode servir como recurso de energia para todas as formas de vida.
A fotossíntese consiste em dois processos acoplados. Um deles é de caráter fotoquímico e compreende a absorção de luz e o transporte de elétrons e o outro é bioquímico, com a captação do gás carbônico e a formação de compostos que encadeiam os átomos de carbono e retêm a energia absorvida a partir da luz nas ligações químicas das moléculas formadas.
A captação da luz é efetuada pelo Complexo de Captação de Luz (CCL), que consiste de uma proteína à qual as clorofilas se associam formando uma espécie de antena que maximiza a energia absorvida. À partir do CCL, uma série de reações ocorrem, como a desestabilização de elétrons da clorofila, a quebra de moléculas de água, resultando na formação de NADPH e ATP. Estes últimos serão utilizados no Ciclo de Calvin, que consiste em reações que irão adicionar o carbono do CO2 – a chamada carboxilação – nas cadeias de ácido-fosfoglicérico 3PGA e de frutose-6-fosfato (açúcar) em formação.
É justamente na carboxilação que entra a diferença entre as plantas C3 e C4.
Nas plantas C3, a adição de carbono tem início com um composto de 3 carbonos, o ácido-fosfoglicérico (3PGA). Desta forma, as plantas C3 armazenam muito ácido-fosfoglicérico. Plantas como soja, milho feijão e todas as árvores que tiveram a fotossíntese estudada até o momento, usam a via C3 para a fotossíntese. Por outro lado, as plantas C4 tem a capacidade de armazenar outros tipos de ácidos que são constituídos por 4 carbonos, apresentando modificações morfológicas que serão detalhadas adiante.
Nas apostilas, livros, vídeos e links logo abaixo você vai aprender tudo sobre as plantas C3, C4 e CAM.
[slideshare id=70402003&doc=apostilafotossantese-161223134208&type=d]
Baixar apostila
[slideshare id=70402029&doc=fotossintese-161223134334&type=d]
Baixar apostila
[slideshare id=70402030&doc=praticafotossintese-161223134335&type=d]
Baixar prática
[slideshare id=70402157&doc=livro-fisiologiavegetal-161223134957&type=d]
Baixar livro
Você poderá encontrar materiais complementares nos seguintes links:
Fotossíntese ESALQ/USP
Fixação de Carbono
Ciclo de Calvin
Espero que tenham gostado deste post. Comentários são muito importantes, não deixe de deixar o seu! ;)
Cursos que você talvez goste:
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Botânica Geral e Angiospermas
Angiospermas
Cultivo de Plantas
Botânica Geral
Pteridófitas