Ecologia de paisagem, como o nome diz, é o estudo das paisagens; especificamente, o estudo da composição, estrutura e função das paisagens.
Mas o que é uma ‘paisagem’? Embora existam muitas maneiras de definir uma paisagem, ela não é necessariamente definida pelo seu tamanho, mas sim, pela interação dos mosaicos de elementos relevantes à determinado fenômeno em consideração (em qualquer escala espacial).
Assim, uma paisagem é simplesmente uma área contendo um padrão de interesse, que afeta e é afetado pelos processos ecológicos de interesse. Ecologia de paisagem, assim, envolve o estudo desses padrões de paisagens, as interações entre os elementos desses padrões e, como esses padrões e interações mudam ao longo do tempo. Adicionalmente, a ecologia de paisagem envolve a aplicação desses princípios na formulação e solução de problemas reais.
Se você deseja saber mais sobre ecologia de paisagem, fique à vontade para fazer o download de um material introdutório que acabei de traduzir, elaborado por um dos maiores especialistas em ecologia de paisagem, o biólogo Kevin McGarigal, do Laboratório de Ecologia de Paisagem da University of Massachusets.