Olá amigos, estou disponibilizando um material que foi produzido pelo Curso de Inverno IB/USP do ano de 2010, com o título “Tópicos em Fisiologia Comparativa”, evento que ocorreu do dia 5-23 de julho.
A Fisiologia Comparada é algo realmente encantador, principalmente para quem gosta de evolução e busca compreender com clareza a imensa explosão de vida que ocorreu muito depois do surgimento do planeta terra.
Esta disciplina não é só uma matéria que compara os animais, ela possibilita um grande entendimento acerca das espécies atuais e das já extintas, no que diz respeito aos seus aspectos fisiológicos, uma vez que cada animal de acordo com seu ambiente específico poderá apresentar adaptações diferentes. Milhares de espécies que surgiram, complexas e simples, podem ser comparadas e até mesmo relacionadas para a obtenção de respostas e até de mesmo a formação de questões acerca destas.
Se um caranguejo é possui brânquias, porque ele não respira na água, só respira o ar atmosférico?
Um peixe possui brânquias e morre se ficar fora da água. Porque?
Como uma ave consegue respirar em elevadas altitudes?
Porque um camelo pêlos grandes e densos sua muito menos do que um camelo com pelos curtos?
Essas e outras tantas questões vão surgindo por meio do entendimento de cada tipo fisiológico dos grupos de animais, e deste modo respostas vão surgindo, assim muito pode ser compreendido o e que implica consideravelmente nas questões evolutivas das espécies, isso tudo devido à esta comparação fisiológica entre os animais.
Veja o arquivo aqui mesmo:
Espero que gostem!
E ai, já viu a Fan Page do EQB hoje? >> Clique aqui.