Olá amigos, tudo bem?
Quero neste post mostrar aos jovens que entraram no curso de biologia e acompanham o site, o currículo lattes onde falarei sobre que é este currículo, para que serve e como criar um currículo nesta plataforma, uma importante ferramenta na vida de qualquer pesquisador, principalmente para nós biólogos.
O que é a Plataforma Lattes?
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um inventário dos grupos em atividade no país. Os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa e os setores de atividade envolvidos, as especialidades do conhecimento, a produção científica, tecnológica e artística e os padrões de interação com o setor produtivo são algumas das informações contidas no Diretório. Os grupos estão localizados em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, etc. As informações individuais dos participantes dos grupos são extraídas dos seus Currículos Lattes.
O Diretório de Instituições foi concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias da Plataforma Lattes. Ele registra todas e quaisquer organizações ou entidades que estabelecem algum tipo de relacionamento com o CNPq (instituições nas quais os estudantes e pesquisadores apoiados pelo CNPq desenvolvem suas atividades; instituições onde os grupos de pesquisa estão abrigados, usuárias de serviços prestados pela Agência, como o credenciamento para importação pela Lei 8.010/90; instituições que pleiteiam participar desses programas e serviços, etc). A disponibilização pública dos dados da Plataforma na internet dão maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalecem o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas. Na medida em que suas informações são recorrentes e cumulativas, têm também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.
Mas de onde veio esse nome Lattes?
Lattes é na verdade o sobrenome de um grande pesquisador, um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes. Tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo, para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes.
Agora que você já sabe a importância desta ferramenta, vamos ao tutorial que fiz para você aprender a criar o seu Currículo Lattes:
1 – Acesse: www.lattes.cnpq.br e clique no botão Cadastrar Novo Currículo
Clique para ampliar.
2 – Preencha todos os seus dados conforme é solicitado nos passos 1,2,3,4,5,6.
3 – Você receberá no email que usou para o cadastro seus dados para login. Feito isso, acesse a página Atualizar Currículo, e logue com seus dados.
Pronto!
Agora é só começar a preenchê-lo! Tudo que for fazendo durante o curso, pesquisas, palestras, participações em eventos, congressos, seminários, apresentação de trabalhos, etc, você deverá colocar em seu currículo. Esta é a forma de pessoas te encontrarem dentro do meio científico.
Você pode também utilizar esta ferramenta para pesquisar sobre pesquisadores que trabalhem com alguma área que você pretende atuar, fazer mestrado, etc, para isso é simples, acesse o www.google.com.br e busque assim: nome do pesquisador lattes, por exemplo “Guilherme de Miranda Mourão lattes”.
O link do currículo lates do Guilherme é:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4789717T7, repare que não é o link de baixo www.dgp.cnpq…., pois todos os links de currículos lattes inicial com www.buscatextual.cnpq.br/….
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4789717T7, repare que não é o link de baixo www.dgp.cnpq…., pois todos os links de currículos lattes inicial com www.buscatextual.cnpq.br/….
Bom, é isso. Espero que tenha te ajudado!