Segundo o veterinário Gelson Genaro, especialista em comportamento e fisiologia animal, o cheiro do cachorro molhado é resultado das reações químicas que ocorrem na água misturada com diversas secreções malcheirosas produzidas pelos cães.
“Quando eles se molham, essa secreções se diluem pelo corpo, assim, quando elas evaporam , nossas narinas entram em contato com o odor desagradável“.
Além disso, os cães possuem muitos fungos e bactérias na pele, e quando não secos completamente, a umidade retida nos pelos pode propiciar o crescimento desses microorganismos que acabam originando também alguns cheiros ruins, diz a veterinária Ângela Velosso.
Temos ainda a mistura na água das substâncias odoríferas liberadas pelas glândulas ad-anal (próximas ao ânus), que estão envolvidas no cheiro característico de cada cão, o que justifica o fato deles sempre se cumprimentarem cheirando um ao outro. Essas glândulas complementar o cheiro característico do cachorro molhado!
Para evitar esse cheiro, é simples, toda vez que der banho em seu cachorro, seque-o o máximo possível com a toalha e em seguida com o secador, mas não aumente muito a temperatura, utilize a menor temperatura possível e espere o bichinho secar lentamente [Mundo Estranho].