Devemos ler e sempre assimilar. Nem que seja uma ou duas páginas por dia, busque ler e entender completamente o que leu. Porém, se não tem o hábito de ler sempre, mas quer começar a ler, leia sem compromisso imediato de fixar e assmilar o conteúdo, leia apenas para começar a estimular todas as suas capacidades de aprendizado e interpretações das informações obtidas.
Muitas vezes começamos a ler algo e não entendemos nada, nos perdemos nos parágrafos ou às vezes lemos tantas páginas que nem percebemos como o tempo passou rápido e nos perguntamos “mas o que foi que eu li? como já cheguei nessa página sem perceber e nem lembrar de nada do que li?” Isso é normal. Não desanime!
Nossa capacidade de aprendizado por meio da leitura pode ser influenciada por diversos fatores. Porém nem sempre é por conta de conversas dentro de casa, sons de passarinhos, música do vizinho, barulho de TV, que não conseguimos entender e sim, pela nossa própria capacidade de ler. Se não lemos nada, como queremos ler um monte de páginas e assimilar tudo? Devemos literalmente praticar a leitura, o que leva a experiência. Quanto mais ler, mais estimulará seu cérebro e áreas antes “pouco exploradas” passarão a ter mais atividades e sinalizações nervosas devido aos estímulos constantes nas leituras do cotidiano, de tal forma que ler e entender tudo de primeira, será mais do que comum.
Se quer ler e entender tudo que leu, comece a ler logo. Procure primeiro coisas que te agrade, como blogs na internet, já que passamos 24hrs conectados. Tire proveito dessa ferramenta. Comece a praticar, depois, vá para o livro. Arrume um lugar confortável com boa luminosidade, se acomode e comece a lê-lo sem compromisso nenhum, mesmo que não entenda um parágrafo sequer. Após ler o primeiro capitulo, leia-o de novo, dessa vez com mais calma, e explique o que entendeu para você mesmo. Explicar em voz alta também é uma ótima forma de assimilarmos o que estamos aprendendo, assim como naqueles trabalhos de faculdade, onde devemos aprender todo o conteúdo para explicar ao professor, caso ele nos questione.
Além disso, busque escrever resumos do que leu e entendeu no final de cada leitura, mas não se esforce ou se torture tentando lembrar de tudo, escreva somente aquilo que lembrar. Depois, após reler o capítulo, escreva novamente e assim por diante. Eu faço isso nas minhas leituras para a prova de mestrado, pois preciso ler 2 livros e compreendê-los muito bem.
Crie um blog para você! Faça-o apenas para publicar resenhas diárias do que você está lendo e aprendendo. É uma ótima forma de assimilar ainda mais as suas leituras. Eu faço isso sempre aqui no EQB. Além de ajudar outras pessoas, eu treino a minha produção de textos e ainda consigo transmitir algumas informações que aprendi por meio dos livros. Seu blog não precisa ser visto por ninguém, crie-o apenas para descarregar tudo aquilo que aprendeu e está na sua mente. Ou, se preferir, faça apenas em word ou slides no power point, com esquemas, etc. Use sua criatividade para escrever o que está fresquinho em sua mente e fixar ainda mais!
Porém, lembre-se:
Toda leitura deve ser agradável, sempre. Não perca tempo tentando ler algo que não goste ou algo que não lhe será útil de alguma forma. Não leia um livro de física para treinar sua leitura, sendo que você ama artes. Se não tem um livro de artes, leia tudo que gostar em blogs! Verá que ler sobre o que gosta vai te dar muito prazer e consequentemente te fará querer ler sempre mais. E, consequentemente, quando precisar ler algo que não goste, talvez por algum trabalho na faculdade por exemplo, terá muita facilidade em entender todo o conteúdo.
Pratique!
Se leu este pequeno post e gostou das dicas, já é um ótimo sinal de que você está no caminho certo!
Se deseja investir ainda mais nesse processo de aprendizagem, recomendo alguns cursos importantes e onlines: