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7 Tipos de Negócios Para Biólogos

O empreendedorismo, se depender de mim, vai se tornar uma disciplina importantíssima nas ciências biológicas.

No Ebook 25 Ideias de Negócio para Biólogos, eu menciono que esta é, sem dúvidas, a solução para o maior problema que existe nas ciências biológicas: a falta de oportunidades de carreiras.

Você já parou para pensar na grande quantidade de biólogos doutores e pós-doutores que estão, neste momento, frustrados por não estarem empregados e ganhando para fazer o que gostam? Agora, o que acha que poderia acontecer se todas essas pessoas bem qualificadas começassem a vender o que sabem fazer? Já parou para pensar em quantos tipos diferentes de negócios poderiam surgir a partir de teses e dissertações?

Enquanto muitos reclamam do país, eu prefiro olhar para o que cada um de nós tem feito, buscando enxergar o que podemos fazer para melhorar nossa profissão. E sempre chego à conclusão de que é dever exclusivamente nosso revolucionar a biologia. Portanto, deixo aqui minha contribuição para meus companheiros de profissão, com algumas sugestões que podem te inspirar a abrir um negócio e viver exatamente do que ama.

Antes de mais nada…

Para ter um negócio que corresponda às suas necessidades financeiras, você precisa ter em
mente uma coisa muito importante:

Ninguém vai comprar algo de você só porque você ama o que faz e é um bom profissional. As pessoas compram serviços ou produtos que forneçam soluções para seus problemas ou que atendam suas necessidades pessoais.

Olhe ao seu redor. Repare que quem realmente ganha dinheiro em suas profissões são pessoas que identificam problemas e aplicam suas paixões nas soluções dos mesmos.

Nós, biólogos, somos bons em identificar problemas. Vivemos revoltados com as mudanças climáticas, a perda de habitat, crimes ambientais, poluição, desmatamento e tantas outras problemáticas que permeiam nosso campo de atuação. Está fácil para começarmos a empreender, basta prestarmos atenção naquilo que tem nos incomodado e começarmos a bolar soluções para tais situações. Todo grande negócio começa com um sonho, e muitos de nós sonha em fazer do mundo um lugar melhor. Por que não ganhar dinheiro empreendendo com propósito?

Biólogos são profissionais que podem empreender através do empreendedorismo social e ambientalmente responsável, que visa, acima de tudo, solucionar problemas socioambientais e gerar mudanças significativas na sociedade. Pense nisso antes de reclamar da falta de trabalho/emprego. Talvez a realização pessoal e profissional que tanto busca esteja diante de você.

Bora lá?

7 Tipos de Negócios que Biólogos Podem Abrir Para Vender o Que Sabem Fazer

Após identificar um problema ou necessidade, você vai precisar estabelecer uma
forma de solução para o mesmo. A solução pode vir através de prestação de serviços
ou desenvolvimento de produtos.

Para criar seu negócio, você precisará definir a forma como deseja atuar e vender o
que sabe. Existem várias formas de empreender, mas eu vou listar aqui as que mais
combinam com o perfil do biólogo.

Você poderá executar mais de uma dessas formas, criando um arsenal de negócios conforme desejar.

1. Consultoria e Assessoria;
2. Palestras;
3. Cursos;
4. Treinamentos;
5. Vivências e atividades práticas;
6. Desenvolvimento de produtos;
7. Pesquisa.

1. CONSULTORIA E ASSESSORIA

Consultoria
• Solucionar problemas específicos;
• Sugerir melhorias;
• Identificar falhas e apontar soluções;
• Não atua diretamente nos processos;
• Não interfere nas atividades;
• Vínculo rápido com o cliente;
• Palestras, cursos e treinamentos
eventualmente

Assessoria
• Solucionar problemas amplos;
• Promover melhorias;
• Identificar e solucionar as falhas;
• Atua diretamente nos processos;
• Interfere pessoalmente nas atividades;
• Vínculo longo com o cliente;
• Palestras, cursos e treinamentos com
frequência

Consultoria e assessoria não são coisas opostas, mas sim serviços que podem ser exigidos mais em algumas situações e menos em outras. No geral, sempre estão combinados e são requisitados em grandes empresas, cidades ou projetos que requerem habilidades muito pontuais e conhecimentos específicos.

Se engana quem pensa que consultoria na biologia é apenas a prestação de serviços técnicos na construção de grandes empreendimentos (consultoria ambiental). A consultoria ambiental não é limitada a isso. Este é outro equívoco muito grande na nossa profissão.

Se você curte botânica, pode começar a prestar consultorias para cidades oferecendo auxílio em questões que envolvam paisagismo e a escolha de árvores adequadas para plantar em áreas urbanas específicas. Se você adora microbiologia e tem se especializado em doenças parasitárias, pode prestar consultorias para municípios do interior, oferecendo orientação técnica para gestão sanitária. Caso goste mais da área ambiental, você pode atuar prestando consultoria para as secretarias municipais de meio ambiente, orientando os funcionários sobre questões de legislação e crimes ambientais, abordando temas como Cadastro Ambiental Rural, APPs, recuperação de áreas degradadas, compensação ambiental, medidas de mitigação, licenciamento ambiental e afins.

Conforme você irá ver nos outros posts sobre empreendedorismo, consultoria e assessoria podem ser aplicadas em todas as áreas da biologia, desde que o biólogo seja capaz de vender corretamente seus serviços, atendendo as demandas dos clientes.

Portanto, tenha a mente aberta para pensar na consultoria e assessoria como a forma
mais rápida de iniciar o seu negócio. Afinal, não terá muitos gastos para começar a oferecer seu conhecimento a quem precisar dele.

2. PALESTRAS

Diferentemente de qualquer outra apresentação formal, uma palestra é uma forma
diferenciada de abordar um tema que você domina. É uma apresentação preparada
exclusivamente para falar aquilo que o público quer ouvir.

Você pode especializar em um determinado público-alvo, personalizar a sua
linguagem corporal e a forma como apresenta suas informações, para que se torne
evidente para os demais potenciais clientes e leve sua mensagem para diversas
regiões do país – ou até mesmo para o exterior.

A palestra é uma forma importante de renda que deverá ser combinada a outros
tipos de negócios. No caso, alguém que goste de microbiologia e doenças parasitárias pode palestrar para gestores públicos sobre estratégias inteligentes para melhorar os aspectos sanitários das suas cidades. E no caso das pessoas que gostam do contato com a natureza, é possível criar palestras para escolas, ensinando a importância de se ter um hobby saudável em contato com a natureza, como o birdwatching, cuidar de um jardim, ter um pet e dentre outros, para o desenvolvimento das crianças.

O mercado de palestras é muito promissor e não temos pessoas explorando isso na biologia.

3. CURSOS

Cursos são elaborados principalmente para capacitar e qualificar pessoas. Seus
conteúdos são explorados de uma forma minuciosa, abordando aspectos básicos até os
temas mais complexos de uma determinada área.

São extremamente poderosos como ferramenta de negócio pois agregam valor à vida das pessoas. O biólogo que ama fauna pode oferecer vários cursos sobre identificação de aves, répteis, mamíferos, anfíbios, insetos e dentre outros organismos, bem como abordar educação ambiental e alfabetização ecológica, criando vários cursos, que podem ser vendidos de forma presencial ou online. O Rodrigo Polisel, por exemplo, é doutor especialista em botânica e transformou seu curso presencial de identificação de plantas em um curso completíssimo e online, o chamado Segredo da Identificação de Plantas, que é sucesso no país e muito bem elogiado pelos clientes.

Com dedicação, um bom biólogo pode capacitar milhares de pessoas, ser reconhecido
e ter uma ótima remuneração nesse ramo. Todos os anos vários alunos de biologia, biólogos em atuação e uma série de outros profissionais tem interesse em estudar e aprender mais sobre a biodiversidade brasileira, sobre bioquímica, biologia celular, genética, microbiologia, parasitologia e vários outros temas de nossa área.

Se você é apaixonado por aves, pode fomentar o birdwatching no seu Estado e atrair clientes que querem aprender a identificar as aves da região onde vivem. Organize oficinas e exposições em uma área verde urbana, como um parque florestal ou uma praça bonita. Se cobrar 40,00 e atender 10 pessoas em uma manhã, ensinando o que você sabe e gosta de estudar, vai ganhar 400 reais sem ter de gastar um centavo. Para enriquecer a experiência dos seus clientes, pode mandar imprimir folders com informações, curiosidades e dicas, para que os mesmos possam aprender ainda mais. Com o tempo, você ganha reconhecimento, se estabelece como referência nessa área e as oportunidades se estabelecem.

Basta um pouco de visão para transformar seu conhecimento em algo rentável. Afinal, você está estudando para vender o que aprender.

Alguém disse uma vez “80% do sucesso é exposição” e eu levo isso comigo. A sua realização pessoal e profissional jamais irá acontecer se você viver escondido, com medo de meter a cara nas coisas e fazer o que precisa ser feito. Se ninguém te vê, se ninguém sabe o que você pensa, se ninguém entende como você pode contribuir com a solução de vários problemas ou necessidades, como é que vai se dar bem em sua carreira?

Vá vender o que você sabe, sem medo!

4. TREINAMENTOS

Treinamentos também são elaborados para capacitar e qualificar pessoas, mas são
desenvolvidos para explorar um tema muito específico, ensinando o público-alvo a
desenvolver uma habilidade. O que faz este tipo de negócio ser muito importante é
que, diferentemente dos cursos e palestras, treinamentos priorizam a prática, são mais longos e contém pouca teoria – indo diretamente ao interesse do cliente.

Se você é craque no programa R e sabe realizar várias análises estatísticas importantes, você pode oferecer um treinamento para graduandos e pós-graduandos do Brasil todo. O mesmo se aplica a quaisquer outras habilidades que o biólogo domina e que outras pessoas também estão desejando dominar, sejam elas direta ou indiretamente ligadas às nossas áreas de atuação.

Se você focar em oferecer um treinamento para acadêmicos e pós-graduandos, todos os anos haverão novos clientes nas centenas de universidades do país. Dependendo do que você fizer, e se tiver um bom inglês, poderá até mesmo ir ministrar treinamentos nas universidades do exterior.

Ouse explorar suas habilidades e use a criatividade para criar treinamentos que envolvam o seu conhecimento e aplicação prática do mesmo em alguma necessidade ou problema.

Isso serve principalmente para os mestres, doutores e pós-doutores. Pensem fora da caixa!

5. VIVÊNCIAS E ATIVIDADES PRÁTICAS

Vivências e atividades práticas são importantes formas de negócio para ampliar a sua
oferta de serviços e melhorar a sua rentabilidade.

É possível prestar consultoria, assessoria, palestrar, desenvolver cursos, treinamentos e ainda oferecer uma série de atividades práticas e vivências por onde passar, combinadas ao que você está oferecendo.

Assim, ao invés de cobrar apenas por uma palestra, por exemplo, é possível fechar pacotes estrategicamente planejados para que você possa ao final da palestra realizar uma ou duas horas de vivências ou atividades práticas com o público-alvo.

Vivências e atividades práticas são essenciais para o trabalho de educação ambiental,
mas também podem ser aplicadas nas mais variadas áreas de atuação do biólogo,
podendo ser personalizadas de acordo com o interesse do cliente, abordando temas
como sustentabilidade, agroecologia, bioconstrução, imunologia, microbiologia,
parasitologia, genética, doenças e dentre tantos outros.

6. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Um produto é tudo aquilo que é consumido ao final do processo de produção.
Livros, bicicletas, roupas, e todos os outros itens consumidos no nosso dia-a-dia são
produtos.

O biólogo pode fazer parceria com outros profissionais e desenvolver produtos
incríveis. Com um programador, pode explorar as necessidades das instituições de
pesquisa e desenvolver uma série de apps e softwares para laboratórios. Com um
arquiteto, pode oferecer projetos de escolas sustentáveis de bioconstrução. Com um
design, pode criar roupas e acessórios feitos de materiais recicláveis e sustentáveis, e
por aí vai.

Combinando a área de atuação do biólogo com as habilidades e experiências de outros profissionais, as possibilidades de desenvolvimento de produtos são praticamente ilimitadas.

Use a criatividade para sair do padrão e explorar possibilidades nunca antes imaginadas. Olhe ao seu redor, observe quantos problemas existem e reflita sobre como você poderia solucionar um deles através de um produto.

7. PESQUISA

Fazer pesquisa não é uma atividade exclusiva das universidades. Todo biólogo
interessado nessa atividade pode abrir uma empresa e prestar serviços para o
governo e até mesmo para instituições de pesquisa.

Nos EUA e Canadá é muito comum a terceirização dessa atividade. Profissionais de várias áreas da biologia são requisitados para coletar e analisar dados de acordo com os interesses dos clientes, que geralmente são instituições de pesquisa públicas ou grandes empresas que precisam manter protegidas áreas naturais ou recuperar várias áreas que degradaram.

Entretanto, diferentemente da pesquisa acadêmica, em que o pesquisador busca
sanar a sua curiosidade, as pesquisas profissionais são pensadas para resolver
problemas. Se você é um ecólogo de populações, por exemplo, você pode ser
contratado para pesquisar e criar um plano de manejo/controle de javalis em municípios que estão sendo afetados por essa espécie exótica, e as possibilidades vão além.

Que tal abrir uma empresa de pesquisa em ecologia e oferecer serviços para universidades e centros de pesquisa?

Esse tipo de serviço pode facilitar a vida do pesquisador, que muitas vezes tem dificuldade em captar recursos, contratar pessoal e gerenciar todo o projeto conciliando-o com suas aulas e obrigações nas universidades. A empresa, nesse sentido, entregaria todos os dados que precisassem ser coletados, conforme orientações do pesquisador, economizando tempo e recursos, sem que o pesquisador precisasse comprar carros, equipamentos, pagar pessoal de fora e lidar com toda a burocracia posterior na prestação de contas de cada centavo gasto.

Esse serviço seria muito simples. Você oferece uma equipe multidisciplinar, o pesquisador diz o que quer coletar, determina as orientações para a coleta dos dados, e você cobra por dia de coleta coleta. Por exemplo, ao invés de o pesquisador ter de comprar uma camionete de 120 mil reais para realizar as coletas, ele poderia terceirizar as coletas com sua empresa, tendo os dados sem dor de cabeça, gastando muito menos que o valor da camionete.

O benefício da contratação desse tipo de serviço é a agilidade no processo de coleta de dados e a economia de tempo, aumentando a produção dos centros de pesquisa.

O mesmo vale para outras áreas da biologia – basta identificar os problemas e
oferecer a solução, combinando pesquisa com geração de resultados. Pense nisso.

E aí? O que achou deste conteúdo?

Espero ter te ajudado a enxergar um pouco além das limitações acadêmicas que nos foram impostas! Afinal, quem é que disse todo biólogo quer educação ou pesquisa? As universidades nos limitam, mas não precisa ser assim o resto da vida. Vá criar o seu próprio trabalho! 

Curte o empreendedorismo? Teve alguma ideia interessante e quer discutir sobre ela? Me mande uma mensagem e vamos tirar sua ideia do papel!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
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