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Como é a grade curricular do curso de Biologia?

Olá, nobres amigos! Tudo bem? Tenho recebido muitas perguntas sobre o curso de biologia, especialmente sobre como é a graduação e sobre o que um graduando de biologia estuda. Nesse sentido, decidi escrever este post, muito bem detalhado e com informações dos órgãos competentes, para ajudar a esclarecer o máximo possível das dúvidas sobre a grade curricular e as experiências de um estudante de biologia.

Antes de mais nada, gostaria de esclarecer, o que é a Biologia, na visão dos órgãos reguladores da profissão. Veja essa definição do CFBIO:

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nessa área do conhecimento tem papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.

O estudo das Ciências Biológicas deve possibilitar a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contraio, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas inteirações evolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos.

 O curso de Biologia ou Ciências Biológicas é dividido em licenciatura e bacharelado. O bacharel é um profissional formado para atuar em diferentes áreas da biologia, como na pesquisa no campo e em áreas laboratoriais, consultorias, elaboração de laudos e relatórios e várias outras atividades. Já o biólogo licenciado, é o profissional capacitado para dar aulas para ensino fundamental e médio, podendo também realizar as demais atividades competentes ao biólogo bacharel, desde que possua a carga horária em disciplinas específicas exigidas pelo CFBIO, que é de 2300 ou 3200 horas. Não vou entrar muito em detalhes sobre a atuação destes dois tipos de profissionais, porque você poderá encontrar mais informações no post Licenciatura ou Bacharelado? e no Ebook Tudo Sobre o Curso de Biologia.

Segundo a Resolução nº 7 de 11 março de 2002 do CFBIO, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, tanto o curso de bacharelado quanto o curso de  licenciatura, devem abordar as seguintes áreas:

CONTEÚDOS BÁSICOS

Os conteúdos básicos deverão englobar conhecimentos biológicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador. Os seguintes conteúdos são considerados básicos:

BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E EVOLUÇÃO: Visão ampla da organização e interações biológicas, construída a partir do estudo da estrutura molecular e celular, função e mecanismos fisiológicos da regulação em modelos eucariontes, procariontes e de partículas virais, fundamentados pela informação bioquímica, biofísica, genética e imunológica. Compreensão dos mecanismos de transmissão da informação genética, em nível molecular, celular e evolutivo.

DIVERSIDADE BIOLÓGICA: Conhecimento da classificação, filogenia, organização, biogeografia, etologia, fisiologia e estratégias adaptativas morfo-funcionais dos seres vivos.

ECOLOGIA: Relações entre os seres vivos e destes com o ambiente ao longo do tempo geológico. Conhecimento da dinâmica das populações, comunidades e ecossistemas, da conservação e manejo da fauna e flora e da relação saúde, educação e ambiente.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: Conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, estatísticos, geológicos e outros fundamentais para o entendimento dos processos e padrões biológicos.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIAIS: Reflexão e discussão dos aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional. Conhecimentos básicos de: História, Filosofia e Metodologia da Ciência, Sociologia e Antropologia, para dar suporte à sua atuação profissional na sociedade, com a consciência de seu papel na formação de cidadãos.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Os conteúdos específicos deverão atender as modalidades Licenciatura e Bacharelado.

A modalidade Bacharelado deverá possibilitar orientações diferenciadas, nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, segundo o potencial vocacional da Instituição de Ensino Superior (IES) e as demandas regionais.

A modalidade Licenciatura deverá contemplar, além dos conteúdos próprios das Ciências Biológicas, conteúdos nas áreas de Química, Física e da Saúde, para atender ao ensino fundamental e médio. A formação pedagógica, além de suas especificidades, deverá contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos. Deverá também enfatizar a instrumentação para o ensino de Ciências no nível fundamental e para o ensino da Biologia, no nível médio.

A elaboração de monografia deve ser estimulada como trabalho de conclusão de curso, nas duas modalidades.

Vejamos alguns exemplos de disciplinas que você poderá cursar, em ambas modalidades:

  • Anatomia humana
  • Anatomia vegetal
  • Anatomia animal comparada
  • Biologia Celular
  • Biologia forense
  • Biologia Molecular
  • Bioestatística
  • Biofísica
  • Bioquímica
  • Biotecnologia
  • Citologia
  • Citogenética
  • Cordados
  • Comportamento animal
  • Ecologia de populações
  • Ecologia de comunidades
  • Ecologia de ecossistemas
  • Educação e Inclusão (licenciatura)
  • Ética na Biologia
  • Fisiologia Animal
  • Farmacologia
  • Fisiologia Vegetal
  • Fundamentos Hist. e Filos. da Educação (licenciatura)
  • Genética
  • Geologia e Paleontologia
  • Iniciação científica
  • Instrumentação para o Ensino de Ciências (licenciatura)
  • Instrumentação para o Ensino de Biologia (licenciatura)
  • Imunologia
  • Matemática aplicada à Biologia
  • Morfologia Vegetal
  • Parasitologia
  • Protozoologia
  • Psicologia da Educação (licenciatura)
  • Política e organização da Educação Básica (licenciatura)
  • Química
  • Saúde humana
  • Taxonomia e Filogenética
  • Zoologia de vertebrados
  • Zoologia de invertebrados

Como dito acima, algumas disciplinas podem variar em função dos objetivos da instituição de ensino e as demandas regionais. Por isso, existem cursos de bacharel em biologia, por exemplo, com ênfase em Biologia Marinha, Ecologia aplicada, Zoologia, Biotecnologia, etc.

Na maioria das universidades federais, muitos professores organizam disciplinas extras, relacionadas às suas respectivas áreas de pesquisa e qualquer aluno, de ambas modalidades, pode participar. Além disso, é possível também fazer disciplina em outras universidades, mesmo que você estude em uma universidade particular que não ofereça disciplinas extras.

ESTÁGIOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O estágio curricular deve ser atividade obrigatória e supervisionada que contabilize horas e créditos.

Além do estágio curricular, uma série de outras atividades complementares deve ser estimulada como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão. Estas atividades poderão constituir créditos para efeito de integralização curricular, devendo as IES criar mecanismos de avaliação das mesmas.

Agora, vamos para a parte mais legal disso tudo, que é a parte prática da biologia! Sim, durante todos os anos de curso, você participará de várias aulas práticas, envolvendo desde testes de DNA, estudo de fungos, bactérias e vírus, até aulas na natureza, sobre ecologia, zoologia, botânica, etc. Enfim, a natureza é tão complexa e abrangente que não é possível mostrar aqui tudo que vocês podem fazer durante as aulas práticas no campo e laboratório.

Nas aulas em campo você poderá estudar muitos grupos animais e vegetais, aprendendo diferentes métodos de coleta bem como técnicas de identificação de espécies. Por exemplo, você poderá estudar:

  • Anuros (sapos, pererecas e rãs)
  • Serpentes
  • Mamíferos não voadores
  • Mamíferos voadores (morcegos)
  • Aves
  • Insetos
  • Aranhas
  • Crustáceos
  • Moluscos
  • Plantas
  • Fungos
  • e vários outros grupos

 Para cada tipo de disciplina, existem determinadas abordagens para se trabalhar com os diferentes grupos de organismos. Por exemplo:

Na disciplina de ecologia você poderá desenvolver vários estudos para ver a teoria na prática. Para testar a competição entre espécies de formigas, o professor pode sugerir um experimento utilizando iscas para atrair formigas, para que os alunos observem quem chega primeiro ao recurso e quais outras espécies vão chegar em seguida, e quem conseguirá expulsar as outras e dominar o recurso.
Na disciplina de ecologia você poderá desenvolver vários estudos para ver a teoria na prática. Para testar a competição entre espécies de formigas, o professor pode sugerir um experimento utilizando iscas para atrair formigas, para que os alunos observem qual espécie chega primeiro ao recurso, quais outras espécies vão chegar em seguida e quem conseguirá expulsar as outras e dominar o recurso. Foto: INPA.
Seu professor de ecologia pode também demonstrar a teoria do nicho ecológico na prática, usando espécies de anuros como exemplo. Vocês podem ir em uma lagoa e identificar as espécies de anuros que estão vocalizando, anotando quantos indivíduos encontram e em que tipo de substratos estão vocalizando (dentro dágua, árvore, arbusto, gramíneas, vegetação aquática, etc).
Seu professor de ecologia pode também demonstrar a teoria do nicho ecológico na prática, usando espécies de anuros como exemplo. Vocês podem ir em uma lagoa e identificar as espécies de anuros que estão vocalizando, anotando quantos indivíduos encontram e em que tipo de substratos estão (dentro d’água, árvore, arbusto, gramíneas, vegetação aquática, etc). Foto: Hypsiboas raniceps que fotografei em Terenos – MS.
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Quando as espécies forem difíceis de encontrar através do processo de busca ativa no campo, o professor vai ensinar várias armadilhas para capturar espécies mais evasivas, como a técnica Pitfall. Essa técnica consiste, basicamente, em construir cercas guias (com lonas e estacas, por exemplo) e baldes, para que os animais pequenos, como serpentes, lagartos, anuros, roedores, acompanhem a cerca e caiam nos baldes. Dependendo do estudo, as cercas podem ser organizadas de diferentes modos, com diferentes tamanhos de baldes. Foto: Divulgação.
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O uso de armadilha fotográficas (câmeras com sensores de movimento que tiram fotos dos animais que passarem por ela) é também muito comum. As câmeras são relativamente caras, mas algumas universidades possuem e os professores podem trabalhar diferentes questões ecológicas com os alunos. Foto: Jornal da Amazônia / Luciano Candisani.
Além disso, nas aulas de zoologia você irá aprender a identificar diversas espécies de animais. Inclusive, poderá ter de construir uma caixa entomológica com vários insetos de diferentes grupos, como esta na imagem. Foto: Divulgação.
Além disso, nas aulas de zoologia você irá aprender a identificar diversas espécies de animais. Inclusive, poderá ter de construir uma caixa entomológica com vários insetos de diferentes grupos, como esta na imagem. Foto: Divulgação.
Nas aulas de zoologia de invertebrados, você vai estudar vários animais taxidermizados, como estes crustáceos. Foto: Coleção de Invertebrados da UEB.
Nas aulas de zoologia de invertebrados, você vai estudar vários animais taxidermizados, como estes crustáceos. Foto: Coleção de Invertebrados da UEB.
Também vai estudar alguns outros grupos, como peixes, ouriços, estrelas-do-mar.
Também vai estudar alguns outros grupos, como peixes, ouriços, estrelas-do-mar. Foto: UNOPAR.
Se sua universidade possuir um biotério, você vai aprender a manusear serpentes. Caso não tenha, você poderá procurar por estágio em locais específicos, para aprender a lidar com estes animais e vários outros. Além disso, geralmente as universidades que possuem biotério oferecem cursos de manejo de serpentes para estudantes.
Se sua universidade possuir um biotério, você vai aprender a manusear serpentes. Caso não tenha, você poderá procurar por estágio em locais específicos, para aprender a lidar com estes animais e vários outros. Além disso, geralmente as universidades que possuem biotério oferecem cursos de manejo de serpentes para estudantes. Foto: Zoológico de Salvador.

Existe também uma infinidade de técnicas e métodos para estudar as plantas. No campo, dependendo das questões e objetivos do estudo, o professor pode utilizar técnicas para coletar frutos, flores e sementes direto das árvores. Podem também coletar pólen, realizar parcelas para contar indivíduos e determinar a riqueza de espécies, coletar sementes no solo, e etc.

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Aqui, acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da FAESA realizam a coleta de material botânico em um parque. Você também fará isso durante a graduação. Foto: SiteBarra.
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Você irá aprender, nas aulas de botânica, a fazer exsicatas e montar um herbário com várias espécies de plantas. Exsicata é uma ficha padrão para catalogação de espécies vegetais, onde você coleta partes importantes da planta, como folhas e flores, leva a uma estufa até secar totalmente, e em seguida as fixa numa folha de cartolina, com informações específicas sobre a espécie. Foto: Herbário Hamburgense (HBG).
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Você também irá construir sementários, que consiste em coletar sementes de várias espécies vegetais, de diferentes grupos. Neste exercício, você vai compreender as peculiaridades de cada grupo vegetal e o modo como as espécies produzem seus propágulos e como estes são dispersados.

Existem muitas outras técnicas e métodos em ecologia, zoologia e botânica, que os professores podem trabalhar com você, tudo vai depender da condição da universidade e os recursos.

 Nas aulas de laboratório relacionadas à biologia celular e molecular, genética, fisiologia animal e vegetal e outras disciplinas afins, você também terá uma serie de experiências incríveis, tendo aulas sobre:

  • Exames laboratoriais (sangue, fezes, parasitos)
  • Técnicas baseadas em DNA (como o famoso PCR)
  • Morfologia e fisiologia vegetal
  • Anatomia humana
  • Morfologia e fisiologia animal
  • Culturas de bactérias
  • Culturas de fungos
  • Elaboração de lâminas de tecidos vegetais e animais
  • Experimentos com quebra de dormência de sementes

O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos. Você vai aprender tudo isso nas aulas de histologia.
O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos. Você vai aprender tudo isso nas aulas de histologia. Foto: Estudando Biologia.
Nas aulas de morfologia e fisiologia vegetal, você vai aprender a elaborar várias lâminas histológicas de diferentes partes dos vegetais. Você vai aprender a identificar os diferentes tipos de tecidos e células que constituem as plantas.
Nas aulas de morfologia e fisiologia vegetal, você vai aprender a elaborar várias lâminas histológicas de diferentes partes dos vegetais e também vai aprender a identificar os diferentes tipos de tecidos e células que constituem as plantas. Foto: Divulgação.
Nas aulas de anatomia humana, dependendo da sua universidade, você poderá estudar o corpo humano de uma forma incrível e única, através da observação e contato com peças reais. Obviamente, se você não quiser, não precisa participar da aula prática.
Nas aulas de anatomia humana, dependendo da sua universidade, você poderá estudar o corpo humano de uma forma incrível e única, através da observação e contato com peças reais. Foto: Divulgação.
Se você curte genética, vai adorar as aulas práticas, principalmente quando você aprender a realizar o PCR. É demais!
Se você curte genética, vai adorar as aulas práticas, principalmente quando você aprender a realizar o PCR. É demais e você vai entender o que essa figura maluca significa! Foto: Divulgação.
Nas aulas em laboratório você também irá realizar experimentos, criando meios pra cultivo de bactérias e fungos. Você vai realizar diferentes testes para aprender a identificar estes microrganismos. Foto: Divulgação.
Nas aulas de microbiologia você também irá realizar experimentos, criando meios pra cultivo de bactérias e fungos. Também fará diferentes testes para aprender a identificar algumas grupos de microrganismos. Foto: Divulgação.
Este é o parasito Schistosoma mansoni, causador da doença Esquistossomose: A infecção é através de água contaminada contendo larvas de hospedeiros caramujos. Nas aulas de parasitologia você vai conhecer esta e outras espécies de helmintos que causam doenças.
Este é o parasito Schistosoma mansoni, causador da doença Esquistossomose: A infecção é através de água contaminada contendo larvas de hospedeiros caramujos. Nas aulas de parasitologia você vai conhecer esta e outras espécies de helmintos que causam doenças.
Além disso, você também irá estudar alguns protozoários causadores de doenças, como o Trypanossoma cruzi, causador da doença de chagas.
Além disso, você também irá estudar alguns protozoários como o Trypanossoma cruzi, causador da doença de chagas. Foto: Carolina Biological/Visuals Unlimited/Corbis/Corbis (DC).

E aí, o que achou das disciplinas e das experiências que você terá na biologia? Lembre-se que existem algumas outras e que estas vão variar de acordo com a modalidade do curso e com as estruturas e objetivos da universidade.

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Até a próxima! Qualquer dúvida, me envie uma mensagem no facebook ou comente logo abaixo.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
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