Na consultoria, por exemplo, por mais que você atue apenas no território brasileiro, em vários momentos você vai precisar procurar por conteúdos online ou trabalhos de pesquisa que te auxiliem a identificar determinados organismos ou que te ofereçam outras informações úteis – e grande parte desses materiais podem estar somente disponíveis em inglês. Vamos supor que você está realizando um levantamento de fauna e encontra uma espécie de roedor que é diferente das que você já conhece e então você suspeita que ela seja nova para aquela região. Quando você for procurar por informações precisas e confiáveis sobre espécies de roedores no Brasil, possivelmente a maioria delas estarão em inglês, pois é a língua científica universal. É lógico que existe muito material em português, livros, guias de identificação, pesquisadores e especialistas para poder consultar e tirar as dúvidas, mas, ainda assim, em alguns momentos você vai precisar do inglês.
Quando o assunto é pesquisa, então, o inglês é essencial! Todas as publicações relevantes e de grande impacto são escritas em inglês, para atingir um maior número de pessoas possível. Dessa forma, se você tem interesse em ser pesquisadora, eu recomendo fortemente que faça um curso de inglês ou que comece a estudar sozinha mesmo, desde já.
No youtube existem muitos canais com ótimas informações, mas um bom curso de inglês, com um bom professor, é indispensável. Eu comecei a fazer um curso e gostei muito, é o curso online de inglês do professor Jerry Costa.
Espero ter ajudado, Amanda!
Abração e bons estudos.