O Dr. Alan é considerado um dos maiores líderes em estudos de felinos do mundo e vem desenvolvendo grandes projetos e contribuindo de forma significativa na conservação dos felinos. Ele até foi chamado de “O Indiana Jones da conservação da vida selvagem” pela revista TIME.
Antes de participar como co-fundador da ong Panthera, ele atuou como Diretor Executivo de Ciência da ong WCS – Wildlife Conservation Society.
Ele tem viajado o mundo inteiro em nome da conservação da vida selvagem, estudando onça-pintada, leão da montanha (onça-parda), leopardos, tigres, leões, leopardo-da-neve e diversas outras espécies de felinos muitas vezes extremamente ameaçadas de extinção. Além disso ele também desenvolve projetos com várias outras espécies de mamíferos, incluindo ursos, gambás, guaxinins, rinocerontes, etc.
Através de seu trabalho em Belize, foi criado o primeiro santuário de onças-pintadas do mundo; seu trabalho em Taiwan resultou na criação da maior área protegida da floresta de planície; seu trabalho no Himalaia proporcionou a criação da maior reserva de tigres do mundo, no Vale do Hukaung, além de vários outros estudos que proporcionaram a criação de várias unidades de conservação da biodiversidade.
O Dr. Alan já publicou mais de 100 artigos científicos e escreveu 6 livros, incluindo o “Jaguar: One Man’s Struggle To Establish The World’s First Jaguar Preserve”, “Chasing the Dragon’s Tail: The Struggle to Save Thailand’s Wild Cats” e o seu último “Beyond the Last Village: A Journey Of Discovery In Asia’s Forbidden Wilderness”. Além disso ele também já apareceu em várias revistas e jornais importantes, como o The New York Times, Scientific American, Audubon, Mens’s Journal, Newsweek, Outside, Explorer, The Jerusalem Report, The Weather Channel e diversas outras.
Ele tem dedicado sua vida realizando estudos em vários lugares selvagens do mundo, com o objetivo de preservar os habitats selvagens e proteger os diferentes tipos de ambientes, em larga escala, por meio dos estudos de alguns das espécies de mamíferos mais ameaçadas do mundo. Seu foco em felinos é baseado na conservação dos predadores de topo, que afetam ecossistemas inteiros. Ao salvar os felinos, os impactos são de longo alcance e conservam vastas paisagens sobre a qual muitas espécies dependem, incluindo seres humanos.
Uma das maiores conquistas do Dr. Rabinowitz foi a conceituação e implementação do “Corredor Jaguar” – uma série de corredores biológicos e genéticos para as onças-pintadas em toda a sua gama de ocorrência do México à Argentina. Dr. Rabinowitz também iniciou um projeto semelhante de Corredor Tigre, um esforço para identificar e proteger os últimos remanescentes de grandes paisagens de ocorrência dos tigres que estão interconectadas, com foco principal na região Indo-Himalayan, remota e acidentada da Ásia.