No final dessa década, o numero de indivíduos da espécie começou a declinar rapidamente. Por volta de 1970, a espécie quase desapareceu, havendo uma redução de 80-90% da população original nos EUA e México, e os falcões peregrinos foram listados como uma espécie ameaçada de extinção.
Porém, só foi possível observar que o DDT realmente foi o motivo do afinamento das cascas dos ovos das aves de rapina, graças a coleta das cascas desses ovos e suas datações como espécimes em coleções particulares em diversos museus. Vários ornitólogos mediram as espessuras das cascas dos ovos de muitas espécies e arquivavam em suas coleções. Uma medição das cascas dos ovos do gavião-da-europa (Accipiter nisus) mostrou uma queda repentina de 17% em 1947, quando o DDT começou a ser amplamente utilizado na agricultura, seguido de um aumento constante na espessura quando o DDT deixou de ser usado em 1972.
Um outro fato gerou uma grande surpresa para os ornitólogos na Grã-Bretanha, que encontraram também a redução de 2-10% da espessura da casca para as quatro espécies do gênero Turdus desde meados do século XIX, muito antes da criação dos pesticidas orgânicos e não houve nenhuma mudança repentina quando DDT foi introduzido. Na verdade, descobriu-se que a redução na espessura das cascas dos ovos das espécies do gênero Turdus se deu por conta da chuva ácida, que afetou a qualidade das conchas dos caramujos que estas espécies consumiam. Mas como assim? É simples, a chuva ácida, com elevadas quantidade de enxofre e nitrogênio se acumulava na serrapilheira e estes compostos rapidamente eram absorvidos pela superfície corporal dos caracóis, afetando a composição de cálcio que constitui as conchas dos mesmos. As espécies de aves se alimentavam muito de caracóis, e estes quando saudáveis ofereciam a maior parte do cálcio que compunha a casca dos ovos delas. Porém, quando afetados pelas chuvas ácidas e com pouco cálcio compondo suas conchas, os caracóis ofereciam pouco cálcio às aves, que geravam ovos com cascas finas e extremamente vulneráveis à quebra.
As cascas de várias espécies de aves selvagens, tem, portanto, registrado em suas histórias, dois grandes eventos como consequência da poluição ambiental: a ação dos pesticidas e chuva ácida.
Fonte:
Townsend, C. R; Begon, M. & Harper, J. L. Fundamentos em Ecologia. In___Degradação de Habitats. Porto Alegre: Artmed. 2010. Cap. 13. p 476-477.
Leia mais posts sobre o livro Fundamentos em Ecologia 3ª ed
Clique aqui para comprar este livro por apenas R$169,00
Acesse também: Livros de ecologia – menores preços