As espécies atuais existem porque estão extremamente adaptadas ao ambiente em que se encontram e consequentemente elas possuem suas exigências, ou seja, elas necessitam de condições e recursos adequados e suficientes que lhes permitam a sobrevivência e reprodução. Mas o que são condições recursos?
CONDIÇÕES
As condições são elementos abióticos do ambiente, bem como características físicas e químicas que não podem ser consumidas ou esgotadas pelos organismos e podem variar nas suas intensidades e temporalmente.
Exemplos de condições:
- Temperatura
- Umidade do ar
- pH de uma lagoa, oceano, lago, rio, etc
- Pressão atmosférica
RECURSOS
Os recursos podem ser bióticos, definidos como sendo qualquer substância ou objeto exigido por um organismo para sua manutenção, crescimento e reprodução.
Exemplos de recursos:
- Alimento (animal, frutos, folhas, caules, flores, matéria orgânica morta, sangue etc)
- Luminosidade (possibilita o crescimento, sobrevivência e reprodução dos vegetais)
- Abrigos (tocas em árvores ou solo, etc)
- Território (espaço)
- Água
- Parceiros sexuais
Quando falamos em condições e recursos, obrigatoriamente devemos falar do conceito de nicho ecológico que explica como os organismos conseguem sobreviver de acordo com as suas diferentes necessidades de condições e recursos e como estes podem conviver juntos, próximos, e ainda assim não competir devido ao fato de apresentarem nichos separados.
Para o post não ficar muito longo e cansativo, crie o post complementar deste tema:: Nicho ecológico – Definições. Leia-o e entenderá a importância das condições e recursos.