Molusco nudibrânquio da família Proctonotidae e gênero Janolus (26 espécies). Alimenta-se de briozoários (pequenos invertebrados marinhos ou de água doce). Nota-se os tubos das glândulas digestivas (coloração marrom-avermelhada) em várias estruturas anexas ao sistema digestório espalhadas pelo corpo do animal.
Espécie poliqueta (classe Polychaeta) pertencente a ordem Sabellida, família Serpulidae e gênero Serpula. Os poliquetas são “vermes” segmentados incluídos no filo Anellida que compõem parte da macrofauna bêntica de ambientes marinhos, onde ficam associados aos mais variados tipos de substratos. Existem cerca de 12.000 espécies de poliquetas catalogadas.
Este peixe faz parte da classe dos Lophiiformes. Você pode saber tudo sobre essa classe de peixes acessando o post “Peixes pescadores – Ordem Lophiiformes“. De forma geral, a característica principal destes peixes é o aparato na testa denominado “esca” que se movimenta para atrair as presas até que fiquem muito próximas da boca, atuando literalmente como uma isca, e então estes peixes as sugam numa velocidade incrível.
Este peixe, da classe Perciformes, está carregando dois parasitos Isópodes, que são crustáceos marinhos mas que também podem ser terrestres ou dulcícolas. Existe ainda a pulga-do-mar, um parasito também de peixes, porém ela tem preferência pela língua!
Fotografado por Carlos Fernandez (Foto)
Falando em Isópodes, vemos esta espécie que também é um parasita de peixes, porém com características mais diferentes, como por exemplo os grandes olhos pretos, diferindo dos parasitos da figura anterior.
Caranguejo-aranha ou caranguejo de seta (Arrow crab) se alimenta de matéria orgânica morta no substrato do oceano e também de pequenos peixes. Possui longos pares de pernas que lhe confere grande mobilidade e rapidez na movimentação.
Fotografado por James Stephen (Foto)
Esta espécie de anêmona pertence a ordem Anthozoa e classe Actiniaria. É a espécie mais conhecida deste gênero, vive em águas frias encontrada somente ao longo das costas das ilhas britânicas no norte da Europa.
Fotografado por Tamsyn Mann (Foto)
Conhecido também como “pimentão menor”, este peixe pertence à família Trypterigiidae, sendo endêmica do Mar Mediterrâneo e Mar Negro, encontrado principalmente em locais como fendas e cavernas escuras.
Fotografado por James Stephen (Foto)
Por mais incrível que pareça, este organismo é um pepino-do-mar, também chamado de pepino-do-mar-de-listras-rosas, pertencente a família Psolidae, encontrados principalmente em fendas e sob pedras, com aspecto geral semelhante a uma pequena árvore sem folhas.
Fotografado por Susana Martins (Foto)