O Javan slow loris (Nycticebus Javanicus) é um primata nativo das porções oeste e central da ilha de Java, na Indonésia. Embora originalmente descrito como uma espécie separada, foi considerado uma subespécie do “Sunda slow loris” (N. coucang) por muitos anos, até que a re-avaliação de sua morfologia e genética na década de 2000 resultou em sua promoção ao status de espécie plena. É mais intimamente relacionado com o “Sunda slow loris” e o “Bengala slow loris” (N. bengalensis).
Sua testa tem um padrão de diamante branco de destaque, que é formado por uma faixa distinta que corre sobre sua cabeça e vai para os olhos e ouvidos. O Javan slow loris pesa entre 565 e 687 g quase não chega à 1kg e tem um comprimento de cerca de 293 milímetros (aproximadamente 30cm).
Como todos os macacos loris, a espécie é arbórea, e move-se lentamente através de cipós e lianas em vez de saltar de árvore em árvore. Seu habitat inclui florestas primárias e secundárias, mas também pode ser encontrado em florestas de bambu, florestas de manguezais e nas plantações de cacau.
Sua dieta consiste tipicamente de frutas, seiva de árvores, lagartos e ovos. Ele dorme em galhos expostos, às vezes em grupos, e geralmente é visto sozinho ou em pares.
A população de “loris lento de Javan” está em declínio acentuado devido à caça para o comércio de animais exóticos. Também é utilizado em pesquisa associada com a medicina tradicional. Populações remanescentes têm baixa densidade e a perda de habitat é uma grande ameaça. Por estas razões, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista o seu estatuto de “em perigo”, e é também incluído na lista dos “25 primatas mais ameaçadas do mundo” de 2008-2010. É protegido por lei indonésia e, desde junho de 2007, está listada para proteção.
Apesar destas proteções, bem como a sua presença em várias áreas protegidas, a caça furtiva continua, as leis de proteção de animais selvagens são raramente
As fotos que seguem abaixo foram tiradas por Irawan Subingar.
DICA: Clique numa imagem para visualizar em toda a tela,
depois use as setas do teclado para mudar.
Estas fotos são de indivíduos jovens, os adultos e mais velhos ficam com uma coloração bem mais escura, com faixa marrom dorsal em toda extensão do corpo, conforme abaixo:
Existem ainda mais 3 espécies do gênero Nycticebus, os Loris lentos de outras regiões:
Loris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus), Loris lento de Sunda (Nycticebus coucang) e Loris lento de Bengala (Nycticebus bengalensis), proporcionando uma grande diversidade de cores entre as espécies, principalmente quando algumas produzem híbridos:
Imagem retirada do site Primatology.
Referências:
Nekaris, A. & Shekelle, M. 2008. Nycticebus Javanicus. In: IUCN 2012. Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas. Versão 2012.2. < www.iucnredlist.org >. Acessado em 04 de maio de 2013 .