Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração está em terra. (a maior parte está em forma de gelo e neve ou subterrânea) só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos (sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos).
Processos do ciclo hidrológico
Quando a terra se originou a sua superfície era muito quente, então a água estava disponível em estado gasoso. De acordo com o resfriamento da terra, a água foi se condensando e foi contida na crosta terrestre, formando os oceanos.
1 Condensação e Precipitação
A água em forma gasosa quando atinge elevada altitude torna-se líquida ou sólida, através da condensação, onde por meio da precipitação formará chuva, granizo ou neve, de acordo com a diminuição de temperatura.
2 Interceptação vegetal
Cerca de 25% da água que chega à superfície terrestre é retida pelos vegetais.
Infiltração: Entrada da água na superfície do solo.
Retenção superficial: a água fica retida em fendas no solo, onde é filtrada ou então evapora.
Detenção superficial: água retida temporariamente na superfície do solo, formando as enxurradas.
3 Evaporação e Evapotranspiração Evaporação: Processo no qual a água dos lagos, rios e oceanos é transformada em vapor, retornando para a atmosfera.
3 Evaporação e Evapotranspiração Evaporação: Processo no qual a água dos lagos, rios e oceanos é transformada em vapor, retornando para a atmosfera.
Evapotranspiração: A água que foi retida pelos vegetais e também no solo retorna à atmosfera em forma de vapor pela transpiração e evaporação.