Existem diferentes tipos de vegetação que se desenvolvem nas margens dos rios. Essas diferenças se devem à variação das espécies de plantas que ocorrem nas diversas regiões. Por outro lado, também ocorrerão variações de plantas devido às condições dos solos nas margens desses rios, por exemplo, quando temos ambientes mais ou menos encharcados.
A sua importância é extrema pois tem relação direta com a água. Atua como Proteção física das margens dos rios, faz a Reciclagem de elementos em condições de solos encharcados, possibilita a interação entre os ecossistemas terrestre (corredores biológicos) e aquático, Desempenha papel de corredor genético para a flora e fauna, promovendo o fluxo de espécies dentro e entre os diferentes Biomas. Diferentes matas ciliares: vales fechados, terraços, alagados, ilhas, banco de areia.
A sua ausência ocasiona:
- Desmoronamento;
- Assoreamento;
- Destruição dos ecossistemas do leito do rio, das margens;
- Aumento da temperatura da água e diminuição do oxigênio;
- Fim dos alimentos para ictiofauna;
Atualmente cerca de 90% dos proprietários rurais estão ilegalizados quanto à questão de preservação da mata ciliar, fato este, muito importante para que o Governo Ferderal juntamente com o Governo Estadual e Prefeituras possam elaborar planos diretores de fiscalizção ambiental mais eficazes.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));